Minicurso: Levantamento e Interpretação de Dados Socioeconômicos do IPEADATA
Nos dias 08 a 12 de maio de 2017, ocorrerá o XXII Seminário de Pesquisa do CCSA - UFRN. O evento conta com diversas atividades acadêmicas da área de Ciências Sociais Aplicadas.
Este ano, o Seminário tem como tema Desigualdades Sociais e Cidadania no Brasil: o debate atual. Dentro dessa temática, está sendo o ofertado o Minicurso Levantamento e Interpretação de Dados Socioeconômicos do IPEADATA, que objetiva identificar dados no IPEADATA, segundo as principais temáticas socioeconômicas, tais como: População, Renda, Educação, Saúde e Desenvolvimento.
As inscrições serão até 28/04/2017 no site https://seminario.ccsa.ufrn.br/
Os alunos inscritos receberão uma apostila em pdf como material didático.
#Dica A inscrição no Seminário de Pesquisa do CCSA dá direito a várias atividades do evento. Veja a programação e participe!
Veja o Plano de Aula do Minicurso abaixo:
PLANO DE AULA
IDENTIFICAÇÃO
|
·
Minicurso: Levantamento e
Interpretação de Dados Socioeconômicos do IPEADATA
·
Professor Orientador: Denílson da Silva Araújo – Departamento de Economia – Curso de Ciências
Econômicas – UFRN
·
Professora
Ministrante: Rebeca Marota da
Silva – Programa de Pós-Graduação Em Estudos Urbanos e Regionais – Mestrado em
Estudos Urbanos e Regionais
·
Turno: Noturno
·
Nível: Ensino Superior
·
Duração: 6 horas
·
Quantidade de Alunos: 20
EMENTA
|
Os dados quantitativos socioeconômicos são
instrumentos de análise para diversas problemáticas da sociedade. O Banco de
Dados do IPEADATA é uma importante plataforma para os cientistas sociais das
mais diversas áreas. No presente curso, objetiva-se a identificação de dados no
IPEADATA, segundo as principais temáticas socioeconômicas, tais como:
População, Renda, Educação, Saúde e Desenvolvimento. É importante que o aluno
inscrito no curso tenha conhecimento básico de Word e Excel.
OBJETIVOS
|
•
conhecer
os principais eixos de informações do IPEDATA;
•
identificar
os principais dados socioeconômicos no banco de dados;
•
extrair
informações do IPEADATA e sua sistematização;
•
trabalhar
a tabulação dos dados;
•
identificar
o melhor formato para a exposição dos dados coletados; e,
•
aprender
a interpretar os dados extraídos;
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
|
- · Introdução ao Conceito de Desenvolvimento
- · Introdução à Pesquisa nas Ciências Sociais
- · A importância de instituições públicas de pesquisa
- · Dinâmica Socioeconômica na perspectiva dos dados quantitativos
METODOLOGIA
DE ENSINO
|
- · Exposição dialogada
- · Discussão
- · Questionamentos para os alunos
- · Teoria e prática desenvolvidas ao longo do curso
REFERÊNCIAS
|
UTILIZADA:
RICHARDSON,
Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos
e técnicas. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.
·
SUGERIDA:
FURTADO,
Celso. Desenvolvimento e
Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Centro Celso Furtado/Contraponto, 2009.
234 p.
SÍTIOS:
Para maiores informações sobre o Seminário de Pesquisa do CCSA e Inscrições clique aqui.
Comentários
Postar um comentário