As ações e perspectivas desenvolvimentistas nos espaços urbano e rural do Rio Grande do Norte



Ontem foi realizado pelo Centro Acadêmico de Ciências Econômicas (CAECO) da UFRN um painel intitulado "As ações e perspectivas desenvolvimentistas nos espaços urbano e rural do Rio Grande do Norte", com os Professores expositores: Prof. Dr. Denílson Araújo e o Prof. Dr João Matos. A discussão tinha o objetivo de estimular, nos alunos de graduação em Ciências Econômicas, uma visão crítica sobre a forma como foi estabelecido o desenvolvimento econômico no Nordeste, de forma geral, e no Rio Grande do Norte, de forma particular. 


Com essa discussão os alunos que irão para a Conferência do Desenvolvimento, organizado pelo IPEA, levarão vários argumentos e principalmente questionamentos para o evento. A ideia do CAECO foi muito interessante e as exposições dos professores foram na veia das questões e entraves do desenvolvimento regional urbano e rural.

No segundo momento do evento, ocorreu o lançamento do livro premiado pela Fundação Joaquim Nabuco, de autoria do Prof. Dr Denílson intitulado "Dinâmica Econômica, urbanização e metropolização no Rio Grande do Norte (1940-2006)" que finalizou o evento em grande estilo.




Apesar da excelente organização do CAECO e do apoio do DEPEC, ouve pouca empolgação por parte dos alunos. O CAECO e o DEPEC têm trabalhado juntos para que o Curso de Ciências Econômicas cresça, porém deve também existir a participação dos alunos. Falta foco e interesse em se ter uma boa formação acadêmica. Os alunos, deveriam constituir a parte mais interessada que o curso cresça e deixe de ser apenas um curso fácil de se passar no vestibular e seja uma opção de formação e crescimento profissional. Está faltando nos envolvermos mais nos assuntos acadêmicos não apenas por conta da possível  presença em uma lista que nos dará a oportunidade de ir a um evento. Ir aos eventos, às aulas, aos congressos com o interesse de aprender, de participar da discussão, de crescer como um futuro economista.


Comentários