O Grito da Independência - 7 de setembro


No dia 7 de setembro de 1822, foi declarada a 𝕚𝕟𝕕𝕖𝕡𝕖𝕟𝕕𝕖𝕟𝕔𝕚𝕒 do Brasil da Metrópole Portugal, em meio a um cenário de 𝐜𝐫𝐢𝐬𝐞, 𝐩𝐨𝐛𝐫𝐞𝐳𝐚 𝐞 𝐫𝐞𝐭𝐫𝐚ç𝐚𝐨 𝐧𝐨𝐬 𝐧𝐞𝐠𝐨𝐜𝐢𝐨𝐬 na vida nacional.

Na verdade, a história da “Independência” inicia em 1808, com a coroa portuguesa fugindo das tropas francesas que invadiram Portugal, mudando-se para o Brasil.

Esta fuga financiada pela Inglaterra, que estava interessada expandir seus mercados de produtos e de crédito e aumentar seu leque de fornecedores de matérias-primas. Apoiou não apenas política e economicamente, como também militarmente.

Neste momento, a economia brasileira vivia em crise, desde o final do século XXVIII, que segundo Furtado, em Formação Econômica do Brasil, era o “estancamento de suas exportações”

A Primeira Cortesia de Portugal com a Inglaterra foi a quebra do exclusivo colonial, por meio da abertura dos portos, favorecendo as mercadorias britânicas com taxas aduaneiras menores para entrar no Brasil.

Para Furtado, “Somente um desenvolvimento intenso do setor não ligado ao comércio exterior poderia haver contrabalançado o declínio relativo das exportações.” Mas, sem desenvolvimento tecnológico e frente a uma concorrência predatória de produtos estrangeiros manufaturados, a industrialização brasileira foi inibida, e se tornara um fornecedor secundário de commodities agrícolas.

O reconhecimento de país independente aconteceu por meio de um pagamento de 2 milhões de libras como indenização aos portugueses. Vale lembrar a extravagância da corte e os milhares de dependentes que trouxera de Portugal, quase levaram o Brasil à falência

Fazendo esta leitura da história econômica brasileira, podemos refletir sobre o atraso político e econômico que não permitiu que ocorresse uma plena independência do Brasil

O Grito de Independência, na verdade não foi para o povo brasileiro e sim para Portugal que estava quitando uma dívida com a Inglaterra. Um verdadeiro Golpe contra o povo.

E hoje? Estamos assumindo a dívida de quem? Quem estamos dando voz à independência, enquanto continuamos nos aprofundando em pobreza, marginalização e falta de oportunidades?

#felizdia7desetembro #diadaindependencia #setedesetembro #Brasil #nacionalismo #patriotrismo


𝐅𝐎𝐍𝐓𝐄𝐒 𝐃𝐄 𝐏𝐄𝐒𝐐𝐔𝐈𝐒𝐀 


MARINGONI, Gilberto. A grande crise da Independência. Desafios do Desenvolvimento. IPEA. 2012 . Ano 9 . Edição 75 - 28/12/2012. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=2864:catid=28&Itemid=23  Acesso em: 06/09/2021.


SILVA, Daniel Neves. "Independência do Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/independencia-brasil.htm. Acesso em 06 de setembro de 2021.

Comentários