O menino do pijama listrado - Resenha do Filme



O filme originado do livro O Menino Do Pijama Listrado, do autor Jonh Boyne, é um drama fabuloso sobre a amizade entre duas crianças de mundo opostos, durante a Segunda Guerra Mundial e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável. Conta a história de Bruno, que é um menino de 8 anos, filho de um oficial nazista que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber nada sobre o Holocausto e a solução final aos judeus, ele deixa Berlim e se muda com os pais e a irmã – uma mocinha de 12 anos - para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança de sua idade. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel, um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca. Apesar de Bruno receber aulas juntamente com sua irmã sobre história alemã, patriotismo e xenofobismo, Bruno, ao contrário de sua irmã, não absorve e não se importa com os conteúdos das aulas. A amizade entre as duas crianças vai se solidificando a cada encontro tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginavam. O filme nos traz várias reflexões sobre filosofia, sociedade e comportamento. Filme muito bem produzido, com fotografia cenográfica fiel à época dos anos de 1940. Além da mensagem da belíssima amizade entre os dois meninos, nos mostra o alto preço que a sociedade paga para manter uma ideologia rígida, preconceituosa, espiritualmente medíocre e socialmente excludente.
Para assistir ao filme online clique na imagem abaixo


Comentários

  1. O link do filme para assistir online dará acesso ao site http://www.filmesvideozer.net/, que dispõe diversos filmes online. A pesar do filme está dividido em partes, não prejudica em nada. Vale mesmo a pena assistir!

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica, Rebeca! O filme (assim como o livro) é maravilhoso por mostrar de forma tão sutil e bela um assunto tão trágico, profundo e delicado. A história contada atráves do olhar inocente de Bruno é capaz de acabar com toda a justificativa para a ideologia nazista, recomendo muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara, você tem total razão em seu comentário. Muito bom! Obrigada por comentar, se quiser siga-nos em nosso blog será um prazer tê-la conosco.

      Excluir
  3. filme bárbaro para não nos esquecer do olhar de uma criança que não vê as diferenças...

    ResponderExcluir

Postar um comentário